“A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos.” Jean Molière

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pensamento poético a minha mãe

Foto: Elisangela Dias Barbosa, 2012.


Dona Miriam...
Mulher guerreira, mas de fina ternura!
Mulher mãe, mas companheira-amante do homem de sua vida!
Mulher amiga, mas exigente quando a vida assim lhe pedia!
Mulher zelosa da casa, mas sem deixar de lado sua vaidade feminina, algo na medida certa para sobreviver ao caos da vida, de encontrar tempo para se achar bonita e encantar os olhos de seu amor!
Mulher festeira, mas amante do silêncio e da cumplicidade familiar...
Tem hora que temos de ser egoístas para poder reforçar os vínculos familiares e curtir a convivência dos nossos amores...
Mulher orante, mas de pé no chão...
Com o terço na mão reza pelos filhos, pela saúde do marido, pela cura da irmã, e ainda cuida do feijão na panela, reza porque reza, para entrar em sintonia com outra mãe, a qual também viveu as dores do mundo, as dores da perda de seu filho e se alegrou com o anúncio da Ressurreição... Seu filho para sempre vivo!
Quando pequena, você foi por excelência (e por dever) minha mãe...
Quando adolescente, meu manual de sobrevivência que me fez acolher com naturalidade as mudanças do corpo, da mente, a nova fase em minha vida com suas descobertas e desafios... Quando jovem, minha amiga confidente, aquela que teve conhecimento de meus segredos de mulher, de meus amores, de meus sonhos, de minhas tristezas, de minha busca...
Poucas pessoas ocuparam esse lugar e você foi uma delas, transfigurou-se de mãe em amiga!
Dona Miriam mãe, mestre, amiga... Dona Miriam porto seguro!
Porto seguro que me faz atravessar e enfrentar os desafios da vida, na busca da felicidade, na certeza de que, lá no ponto de partida de meus passos peregrinos sobre a terra, tem sempre alguém que se lembra de mim em oração...
Tem você rezando e torcendo por mim.
Você, meu amor explícito, é meu elo com Deus aqui na terra...
Como nós filhos, uma vez ou outra, ousamos imitar nossos pais, digo-lhe:
Amo você de um amor eterno sempre terno!
Se Deus é Amor, infinitamente Amor, e se sou sua imagem e semelhança, posso dizer:
Amo você infinitamente...
Isso para não fechar no tempo o verbo AMAR!


Elisangela Dias Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário