“A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos.” Jean Molière

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Das águas do rio


Meu mundo das águas
Descobri nas brincadeiras de criança,
Desafiando as correntezas e profundezas do rio,
Embalando-me ao ritmo dos banzeiros.

Imitando Iara,
A senhora das águas,
Fiz do Rio Branco minha segunda casa,
Fiz de suas praias meu quintal.



 Crescer no rio
É crescer sobre a canoa,
É nadar beirando suas margens,
Desviando dos ramos das árvores
Que se debruçam sobre ele em sinal de reverência,
Nadar arrastando a rede de pesca até a praia...




 
É viver o jogo infantil de querer adivinhar os nomes dos peixes:
Piranha, pacu, pirarara, piranambu, piramutaba, pirarucu,
Traíra, tucunaré, tambaqui, trairão,
Aruaná, surubim, curimatã, cachorro, jaraqui, matrinxã...
Até o temível poraquê (electrophoridae eletrictus)
Dava adrenalina à diversão!




Crescer no rio é aprender a ser pescador...
Crescer no rio é aprender a ser mulher de pescador...
Caminhar juntos com espírito de liberdade, de companheirismo nas águas...
Somos nós também natureza selvagem
De coração terno!

Crescer no rio é aprender a viver o sagrado da natureza,
a respeitar seus sinais e seus alertas!

  


Filha de pescador,
Filha de amante de pescador,
Eu nasci sobre as águas,
Eu cresci às margens do rio,
Eu cresci banhada pelas águas claras do Rio Branco,
Eu cresci navegando o rio de minha infância!

Na simbiose de minha vida,digo:
“hoje, eu sou rio”!
Hoje, eu sorrio por ser água que corre rumo ao Oceano!


(Elisangela Dias Barbosa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário