“A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos.” Jean Molière

domingo, 5 de agosto de 2012

Alma índia


Minha alma índia eu a descobri em ti.
Minha infância e adolescência foram o espaço de tempo
Que tu usaste para plantar em mim
As sementes de nossas raízes.

Mal sabia que, talvez,
Eu tenha sido um dos poucos terrenos,
Quem sabe o único,
Em que pudeste depositar
As sementes de nossa história,
De nossos ancestrais.

Lançaste as sementes
E o tempo e minha consciência as fizeram crescer.

Não foste nenhuma avó extraordinária,
Aquele estereótipo de avó “coruja”.
Foste, simplesmente, a minha avó índia:
Transcorrendo tua vida no silêncio e humildade,
Respeitando as pessoas, ainda que não respeitada,
Contemplando a natureza e vivendo da providência divina
Que se faz ver nos frutos da terra e no suor do trabalho sagrado.

Não eras o centro das atenções
E, mesmo assim,
Meus olhos de ti não desgrudavam.
Pouco a pouco,
As minhas raízes cresceram
E começaram a encontrar-se com as tuas,
Até que, por fim,
Tornaram-se únicas raízes.


(Elisangela Dias Barbosa)


Foto: Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário